Mostrar todas as categorias
Fluxo de Pessoas

Dado disponível no plano Profissional

Destaque entre os típicos dados analisados em estudos de Geomarketing, o Fluxo de Pessoas indica os lugares onde a atividade comercial é mais intensa.

Visão Geral

Em geral, referem-se às regiões com maior concentração de trabalhadores, comércio e atividades de serviços nas economias locais. 

Sendo os lugares onde as pessoas tendem a interagir e passar mais tempo quando fora de seus domicílios.

Não existe uma abordagem única para chegar a essa informação, havendo uma grande diferença entre as metodologias disponíveis.

Fluxo de Pessoas no Editor de Mapas

Metodologia

A Mapfry foi capaz de criar uma versão com cobertura para todo o território brasileiro com base na soma de fatores indicativos da presença de pessoas.

Podemos atribuir volumes de pessoas a todos os lugares onde há um número suficiente de indicadores. 

A fórmula adotada prevê pesos para diferentes indicadores e é calibrada pela importância de um local dentro do município.

Mesmo que existam casos em o município é doador de fluxo e outros em que é receptor, como nas capitais ou capitais regionais, a informação atual aponta para a área de maior fluxo naquele município.

Nosso algoritmo atual ainda não atribui um número específico de pessoas a um lugar, mas uma intensidade que varia entre 0 e 1.

Essa é uma área ativa de pesquisa, portanto ainda estamos desenvolvendo e aprimorando nossa metodologia de atribuição de fluxos de pessoas aos locais.

Evoluções futuras poderão detalhar faixas de volumes e discriminar características de seus públicos.

Atualização

Esta abordagem também nos permite monitorar e atualizar as estimativas com mais frequência, em comparação com outras metodologias baseadas em fontes oficiais. 

As áreas de fluxo são continuamente atualizadas numa rotina amostral ou específica, caso haja indicativo de alguma mudança mais intensa, como desastres naturais ou encerramento de grandes atividades empregadoras, como indústrias. 

Assim, podemos entender como tais regiões evoluem com o tempo ou são alteradas por causa de alguma crise. 

Por que as áreas de Fluxo de Pessoas são importantes?

As áreas demarcadas no mapa como de alto fluxo são aquelas onde encontramos a maior concentração de pessoas em busca de atividades comerciais, profissionais e educacionais. 

Tais áreas podem exercer influência para além dos limites municipais, ainda que as marcações sejam em relação ao próprio município.

Por exemplo, uma área quente num município pequeno terá a mesma aparência que uma área quente num município importante, mas suas grandezas são diferentes.

Escolhemos essa abordagem para privilegiar oportunidades em municípios menores, sem prejuízo para a visão em grandes cidades.

Informações que não são levadas em consideração pela metodologia

Não se trata de fontes de informações reais a respeito da localização de pessoas, como as provenientes de telefones celulares, tráfego de dados em antenas, contagem de aparelhos conectados a redes wi-fi ou mesmo monitoramento de veículos. 

Esses seriam dados diretamente associados à presença de pessoas, portanto, ainda que anonimizados, estariam sujeitos à legislação de proteção aos dados pessoais.

Informações provenientes de fontes públicas, como a pesquisa RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), em que consta a presença de trabalhadores formais nas regiões, não podem ser usadas para fins comerciais.

Esse artigo te ajudou?