Mostrar todas as categorias
Por quê a Mapfry exibe as informações em hexágonos?

Aqui voltamos à primeira lei da Geografia:

"Todas as coisas estão relacionadas com todas as outras, mas coisas próximas estão mais relacionadas do que coisas distantes" Waldo Tobler.

Assista ao vídeo:

A preferência pelos hexágonos vai além da leitura facilitada em mapas, simplificando também cálculos que levem em consideração a vizinhança, cada hexágono possui 6 vizinhos.

Exemplo de cálculo de vizinhança com hexágonos

Existem outros formatos simplificados de exibição de dados, como a grade estatística do IBGE, que são recortes quadrados do território, ou os clássicos Setores Censitários, menor porção territorial utilizada pelo IBGE para planejar e realizar levantamentos de dados do Censo e Pesquisas Estatísticas. Ainda podem existir outros, como as Áreas de Ponderação.

Exemplo de Grade Estatística

Site permite mapear dados do Censo 2010 na sua vizinhança - Brasil - Estadão
Exemplo de Setores Censitários
Espaços de diferenciação socioeconômica nas concentrações urbanas do Brasil
Exemplo de Áreas de Ponderação

Tanto as Áreas de Ponderação, quanto os Setores Censitários são recortes que atendem às necessidades operacionais do IBGE na coleta de informações em campo.

Seu uso para leitura de mapas é irregular, uma vez que ambos podem variar muito em dimensões e até conteúdo.

Enquanto a Grade Estatística é uma medida homogênea, o que facilita muito a leitura de informações em mapas, uma vez que cada área tem a mesma dimensão, variando apenas seu conteúdo, com 1/3 menos vizinhos que os hexágonos. Daí nossa preferência pelo Grid Hexagonal.

Esse artigo te ajudou?