Equipe Mapfry
em
Dec 9, 2021
Dicas para quem está procurando por um sistema de Geomarketing

Você está procurando por um software de Geomarketing?

Estamos felizes que tenha chegado até aqui.

Com certeza não foi fácil, até porque pouca gente sabe o que é um sistema de Geomarketing e para que serve, então você está muito à frente da maioria das pessoas.

É bem comum que as pessoas queiram mais informações sobre Pontos Comerciais ou Expansão de Varejo, mas daí a saber que um sistema de Geomarketing resolve esse tipo de problema é um salto. 

Um outro caminho que conduz muitas pessoas à busca por sistemas de Geomarketing é quando um concorrente já está fazendo uso de uma solução desse tipo. 

Afinal, ninguém quer ficar para trás em conhecimento sobre como encontrar o próximo cliente. 

O Geomarketing ajuda as empresas e empresários a entender mais sobre o perfil de uma região, unindo dados confiáveis a mapas digitais. 

Para te ajudar, vamos listar aqui algumas soluções do mercado e o que sabemos sobre elas.

⚠️ Esta é a nossa perspectiva, havendo interesse em formar sua própria opinião, recomendamos que entre em contato com os fornecedores mencionados.

Paralelos entre soluções e academias de ginástica

Ferramentas iniciais 

Google Maps e Google Earth 

Essas são ferramentas de observação da terra (Google Earth) e um mapa com pontos de interesse (Google Maps). 

São boas para começar, mas todo mundo tem acesso e depender somente delas não proporciona uma vantagem competitiva.

É preciso saber mais sobre cada lugar.

Panorama IBGE

Recursos interativos com dados do Censo de 2022, na escala de município, que atende bem a quem quer uma visão dos resultados preliminares.


https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/

BatchGeo

Pode ser usado para estudos de distribuição da localização de clientes em mapas.

Faltam dados de mercado e visualizações mais ricas.

Se seu desafio passa somente por análises de mapeamento, essa ferramenta irá te atender bem. 

PowerBI + Bing

A combinação destes do sistema de BI com o mapa da Microsoft permite boas análises, desde que você tenha consigo todos os dados necessários para sua análise. 

https://docs.microsoft.com/en-us/power-bi/visuals/power-bi-map-tips-and-tricks

QGIS

Bastante poderosa e gratuita, dá pra fazer muita coisa com ela se você puder dedicar alguns meses ou anos até dominá-la.

Outro problema é a falta de dados confiáveis, cabendo a você levantar as informações ou adquirir alguma base pronta.

Ferramentas especializadas

O mercado imobiliário faz grandes investimentos em terrenos e construções, demandando muitas análises de Geomarketing, tanto que existe um grupo de ferramentas totalmente dedicadas a este segmento.

GeoBrain 

A Brain está entre as principais consultorias de estudos para o mercado imobiliário e possui uma rica base de informações sobre imóveis lançados.

Essa base pode ser acessada diretamente na plataforma GeoBrain. 

GeoSecovi

Atendendo à região metropolitana de São Paulo, essa rica ferramenta combina diversas informações essenciais para as decisões de compra de terreno e lançamento de imóveis. 

GeoImóvel

Hoje integrada ao Grupo Zap de imóveis, essa ferramenta traz um agregado de informações sobre o mercado imobiliário e o perfil dos moradores de uma região. 



Geomarketing, quanto custa?

Agora sim chegamos às ferramentas mais voltadas aos estudos de Geomarketing, soluções que combinam dados em mapas com recursos de desenho e análise espacial. 

Mapfry

Plataforma com a maior base de usuários a caminho da liderança de mercado.

Oferecemos um serviço totalmente gratuito, o plano Público.

Neste plano é possível se familiarizar com a ferramenta sem a pressão de tempo típica dos períodos de teste. 

Os planos são individuais, cobrem o Brasil inteiro e estão organizados pela lógica de volume e conteúdos disponíveis.

No plano Pessoal há a possibilidade de reservar um projeto como Privado, preservando análises sensíveis.

Este plano conta com a Demografia Completa, dados sobre a população e domicílios, incluindo Renda Média das Famílias e Renda Total das regiões.

Os limites de mapeamentos são amplos, pensados para atender bem a quem realiza estudos sobre uma ou duas regiões. 

Já o plano Profissional foi pensado para quem realiza estudos de Geomarketing continuamente, por isso os limites são mais generosos e todos os Projetos podem ser mantidos em modo Privado.

Garantindo assim que estudos estratégicos fiquem restritos aos decisores. 

Neste plano, você encontra a Demografia Avançada, que soma aos dados da Demografia Completa as informações estratégicas de Potencial de Consumo e Fluxo de Pessoas nas vias.

Há também um plano voltado para empresas, que integra Times Profissionais em uma conta única com recursos extras de colaboração e publicação de projetos.

Entenda um pouco mais sobre os Planos Mapfry


Economapas  

Plataforma que cresceu oferecendo um período de avaliação.

Os planos informados no site variam por área de cobertura, quantidade de usuários e prazo de contratação, já não divulgam seus preços, que estão sob consulta.

A combinação de período de teste com preços menos abusivos a fez popular entre clientes que não podiam ou não queriam pagar tão caro por uma solução e toleravam a falta de experiência deles em Geomarketing.

Por outro lado, sua estrutura de precificação é complexa, com limites de uso controlados por créditos e um curioso módulo isócrona, funcionalidade que está disponível na versão gratuita da Mapfry.

Seu posicionamento é seguidor de mercado, buscando emular soluções e ofertas em versões genéricas.

O design e a usabilidade superiores da Mapfry aumentam a pressão para que se atualizem e reorganizem seus pacotes, quem sabe voltando a divulgar seus preços no site.

Geofusion 

Faz parte da primeira geração de consultorias de Geomarketing e desenvolveu uma ferramenta reconhecida, com grandes empresas entre seus clientes.

Sua política de preços não é pública, mas uma referência foi divulgada numa reportagem do jornal O Globo de janeiro de 2021

Conforme propostas apresentadas por clientes, os preços praticados atualmente estão ligeiramente abaixo dos patamares informados em 2021.

Sinal que estão tendo que alinhar o preço à entrega de valor que evoluiu pouco nos últimos anos.

Sua solução principal é completa e complexa, com diversos módulos, versões e segmentos, sendo comum oferecem treinamento e intensificarem o atendimento nas primeiras semanas de contrato a fim de evitar que os clientes desanimem.

Mudanças divulgadas recentemente indicam que as transformações provocadas pela Mapfry estão influenciando as novas versões deste antigo sistema.

A abordagem da Mapfry é completamente diferente.

Nossa interface é mais moderna e simples, permitindo que muitos aprendam por conta própria ou apenas acompanhando alguns vídeos.

Isso faz com que nossas sessões de treinamento sejam menos dedicadas a ensinar os comandos para cada análise e mais voltadas a discutir saídas para os desafios de negócio dos clientes.

Essa simplicidade também se traduz em mais velocidade e custos muito menores, o que nos permite oferecer planos por valores 10x mais acessíveis, havendo até um plano gratuito.


Cognatis

Também fez parte da primeira geração de consultorias de Geomarketing que desenvolveram ferramentas online.

Foi dominante até o final de 2012, a partir daí sua solução foi ficando defasada, sujeita a diversos episódios de lentidão e indisponibilidade.

A arquitetura da solução, amplamente baseada em APIs do Google, facilitava alguns recursos, mas dificultava outros, o que impunha custos altos que reduziam sua competitividade.

O investimentos feitos na tentativa de renová-la mostraram-se insuficientes e estamos mencionando sua existência mais pelo respeito que temos pelo papel que um dia ocupou do que por sua relevância atual.

Datlo 

Começou com o nome de SIGA Geomarketing, posteriormente mudado para Datlo, contração de Data-Location.

Atraiu bastante atenção quando foi selecionada pela YCombinator e quando anunciou investimentos do fundo saudita Daal.

Em 2023 atualizou sua marca para uma versão tipográfica preta em fundo branco, bem no estilo que premiou a marca Mapfry no Latin American Design Awards de 2021.

Durante muito tempo evitou exibir sua plataforma, por razões compreensíveis, até migrarem para o stack da CARTO, o que lhes deu acesso a uma tecnologia mais moderna.

O stack da CARTO foi usado pela Mapfry em 2019-2020, enquanto nossa plataforma principal estava em desenvolvimento.

Na ocasião, ficou claro para nós que se fôssemos seguir por este caminho, teríamos que trabalhar com grandes empresas em contratos de valor mais alto.

Como o foco da Mapfry está em levar o Geomarketing para mais públicos, entendemos que seria essencial ter o controle total da solução.

SpaceHunters

Uma consultoria bem conceituada que trabalha com um metodologia própria no estilo caixa-preta, ou seja, não revelam seu processo de análise.

Seus projetos de consultoria para franquias e varejos têm custo entre 2 mil e 5 mil reais.

Possuem um sistema, o SpaceData, que descrevem como um banco de dados em mapas.

Oferecem um período de teste gratuito sob solicitação e seus planos variam por área de cobertura.

Recentemente converteram-se em franquia, num peculiar formato em que o franqueado paga dez mil reais para aprender a comercializar seus produtos e serviços.

Pode haver uma suposta semelhança entre a oferta de serviços de consultoria da SpaceHunter com a da Mapfry, mas ela é facilmente diferenciável por conta de nossa metodologia totalmente aberta e de nossa rede de consultores ser inteiramente independente.

Quanto à plataforma de Geomarketing deles, caso você tenha tempo e curiosidade, vale explorar e comparar com o que a Mapfry te oferece.

Agora você tem um panorama completo de soluções disponíveis e pode encontrar aquela que melhor atende aos seus objetivos.

Saiba como criar uma conta gratuita na Mapfry