Equipe Mapfry
em
Feb 26, 2024
A metodologia antes dos softwares e dados

Difícil passar um dia sem que tenhamos que nos posicionar em relação a outras soluções de Geomarketing.

De fato, existe aí uma dúzia de opções, podemos fazer um corte de qualidade e ainda terminar com três ou quatro mais competitivas.

Isso é muito bom, pois ao terem mais opções, as empresas aprendem mais sobre as vantagens e desvantagens de cada uma, chegando às melhores soluções para seus casos.

Tem gente que pode até ter saudade do tempo que eram duas, ou apenas uma opção, mas isso gerava muita frustração entre os clientes e deprimia o mercado.

Foram diversos casos de empresas que partiram para uma cotação e desistiram de contratar ao perceberem que tratava-se de um quase monopólio.

Para o bem de todos, a realidade atual é mais competitiva e as plataformas são obrigadas a direcionar suas soluções para alguns mercados.

Falando especificamente sobre a Mapfry, aqui você encontra, bem antes de uma plataforma, uma metodologia de análise.

Tal metodologia roda bem em nossa plataforma, que foi pensada para ela. 

É com base nesta mesma metodologia que certificamos nossos consultores independentes.

Na prática, são muitos os usos do Geomarketing e custa caro tentar ser tudo para todos, por isso, escolhemos fazer o simples bem feito.

Nossa metodologia remonta às origens teóricas de meados do século XX, quando Christaller formulou a Teoria do Lugar Central, uma interpretação do espaço geográfico a partir de sua importância para as populações.

A Teoria do Lugar Central é baseada em dois conceitos principais: 

  1. Limiar, mercado mínimo necessário para viabilizar um negócio
  2. Alcance, distância máxima que as pessoas estão dispostas a percorrer

Antes de escolher um sistema, investigue a metodologia que guia seu desenvolvimento, quais são suas bases e se elas se aplicam bem ao seu negócio.

Por vezes, você vai encontrar plataformas cheias de boas intenções, mas que sofrem da falta de experiência de seus desenvolvedores.

Criar um sistema de Geomarketing é bem mais do que agrupar funcionalidades sobre um mapa, quem pensa assim acaba com uma lista interminável de recursos para construir e dar manutenção.

Esta é a quinta vez que trabalhamos no desenvolvimento de uma plataforma, aprendemos muito nas experiências anteriores e trazemos esses anos de estrada para cá. 

A própria Mapfry teve sua primeira versão descontinuada, porque percebemos que precisávamos evoluir para realmente entregar a metodologia de forma rápida, simples e acessível.