Mostrar todas as categorias
Domicílios por Aquisição

Total de domicílios particulares permanentes por tipo de aquisição. Permite mensurar o potencial de moradias que possuem as características de interesse para o seu negócio na área de influência definida e analisar o perfil dos domicílios que estão naquela área.

Categorias:

  • Alugados
  • Próprios e Quitados
  • Próprios em Aquisição
  • Outras condições de ocupação

Marcação no mapa por predominância da condição

Interpretações possíveis

As pessoas têm uma forte relação com o lugar em que residem.

Pessoas que vivem em imóveis alugados estão sujeitas a flutuações, uma vez que podem se mudar mais facilmente.

Aqueles que residem em imóveis próprios investem mais em reformas e cuidados com o lar, mas esse investimento pode pesar no orçamento se a família estiver comprometida com o pagamento das prestações da compra. 

Uma alta proporção de imóveis alugados é também sinal de que a região está valorizada para além da capacidade de aquisição das famílias que ali residem.

Também pode estar ligada a uma fase da vida, como estudo, trabalho ou mesmo o formato dos imóveis típicos daquela área que limitam arranjos familiares maiores.

Muitos lançamentos imobiliários com pequenas unidades irão moldar o perfil das regiões, com mais pessoas vivendo sozinhas ou em casais sem filhos. 

Por outro lado, quando a proporção de imóveis próprios é maior vemos uma tendência de estabilidade na presença e perfil de pessoas naquela região, o que dá mais confiança de que haverá potencial de consumo no longo prazo. 

Metodologia

Este é um levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Censo Demográfico de 2010 e atualizado pela Mapfry a partir de indicadores mais recentes, como a PNAD e as Estimativas Populacionais.

A metodologia de atualização dos indicadores leva em consideração as diferentes características das cidades brasileiras que implicam em dinâmicas demográficas específicas.


Esse artigo te ajudou?