Quem trabalha com expansão de redes sabe: as informações são criadas por meios diferentes.
Existe dado que só ocupa espaço, dado que até ajuda mas precisa de atenção e, por fim, o dado que realmente alimenta decisões confiáveis, sendo aqui que a Mapfry mais se diferencia.
Por isso, resolvemos classificar o mercado de Geomarketing em três camadas claras evolutivas.
Amadores
O mapa pode ser bonito, mas o fundamento é frágil.
Esse é o estágio cru, e que as bases são apresentadas sem tratamento, direto de fontes públicas e carregadas nos bancos de dados.
Isso resulta em informações com baixa confiabilidade, desatualização rápida e ausência de padronização.
Podem ser úteis em relatórios genéricos, em que suas estruturas caseiras não precisam refletir as superfícies de mercado.
O perigo é levá-las a sério e tomar decisões em cima de garranchos.
Semi-profissional
Aqui já existe algum tratamento, empresas nesse estágio usam dados censitários, bases de consumo, cadastros de estabelecimentos.
A organização básica inclui padronização mínima em recortes oficiais, como setores censitários, áreas de ponderação, até bairros em algumas cidades.
Mas, a falta de experiência leva a uma inconsistência generalizada, fruto de métodos lineares de imputação, do tipo, se isso então aquilo.
Essas ferramentas mostram população e renda, mas não capturam a topografia real, sem nuances locais como perfil da população, nem dinâmicas próprias.
O padrão Mapfry
Para nós, o dado é o principal ativo estratégico.
Construímos a base mais completa e atualizada de Geomarketing do Brasil, combinando múltiplas fontes e aplicando nossa experiência de anos e muita ciência de dados para calibrar e validar cada área.
Apresentamos as informações em hexágonos consistentes em diferentes escalas, comparáveis entre si e facilmente compreendidos, mesmo por quem não está familiarizado com Geomarketing.
Nossa segmentação geográfica, que vai além de renda e demografia, efetivamente descrevendo os lugares.
Isso tudo com atualizações contínuas a partir múltiplas fontes e parâmetros de referência auditáveis, que adicionam robustez sem igual.
Sua expansão territorial tem menor risco, pois é sustentada por projeções assertivas que apontam para cenários factíveis de faturamento, e calibra estratégias de marketing à realidade de cada praça.
Como resultado, você pode chegar a conclusões rapidamente, porque a confiança afasta a típica hesitação de perguntar sempre, “será que é isso mesmo?”.
Em resumo
Soluções menos que ideais ainda existem porque o mercado se acostumou a contratar fornecedores de informações, mesmo com ressalvas quanto à consistência e desconhecendo seus processos.
A Mapfry existe porque acreditamos que o padrão de exigência pode ser elevado sem que isso implique em custos exorbitantes, estamos aqui para entregar dados realmente confiáveis, prontos para virar crescimento sustentável.