Mostrar todas as categorias
Renda por Domicílio

Renda por Domicílio

Total de domicílios particulares permanentes por faixa de renda.

Permite mensurar o potencial de moradias que possuem as características de interesse para o seu negócio na área de influência definida e analisar o perfil dos domicílios que estão naquela área.

Categorias:

  • Classe AA (15 ou mais salários mínimos)
  • Classe A (De 10 a 15 salários mínimos)
  • Classe B (De 5 a 10 salários mínimos)
  • Classe C (De 2 a 5 salário mínimo)
  • Classe D (De 1 a 2 salário mínimo)
  • Classe E (Até 1 salário mínimo)

Exemplo de mapa com a Renda por Domicílio

Interpretações possíveis

A renda dos domicílios é a medida mais utilizada para estimar o potencial de consumo, mas ela deve ser avaliada em conjunto com as demais. 

Pessoas de alta renda vivendo sozinhas podem até consumir menos do que famílias médias ou grandes de classe média. 

Bem como jovens adultos estão em fase de investimento em educação, meios de transporte, casa própria e filhos, enquanto idosos podem estar numa fase financeira mais estável e com menor consumo.

Famílias de maior renda podem investir em negócios, educação e consumir artigos mais refinados. Já as famílias de menor renda dependem mais de serviços públicos e auxílios financeiros. 

A Mapfry organizou as classes de renda por faixas de salário mínimo.

Este critério segue as quebras mais comuns entre as famílias brasileiras e não o padrão ABEP (Associação brasileira das empresas de pesquisa).

A ABEP estima a renda a partir da posse de bens e desenvolveu este formato para estimar a renda das pessoas sem ter que perguntar diretamente para elas, algo que pode ser até constrangedor.

Mas o levantamento feito pelo IBGE pergunta diretamente a renda, o que nos permite trabalhar com as quebras mais representativas e comparar com as metodologias de outros institutos, como FGV e Locomotiva, por exemplo.

Metodologia

Este é um levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Censo Demográfico de 2010 e atualizado pela Mapfry a partir de indicadores mais recentes, como a PNAD e as Estimativas Populacionais.

A metodologia de atualização dos indicadores leva em consideração as diferentes características das cidades brasileiras que implicam em dinâmicas demográficas específicas.


Esse artigo te ajudou?