Equipe Mapfry
em
Dec 7, 2021
Geomarketing para o mercado imobiliário

Vídeos que mostram prédios sendo demolidos são sempre instigantes.

Cada demolição nos leva a pensar nos fatores que levaram àquela decisão.

Até porque, todos sabemos o trabalho que dá para construir um edifício. 


Existem falhas estruturais comprometedoras, mas uma parte das demolições ocorre por uma regra de mercado, o espaço ocupado por tal edifício poderia ser melhor ocupado por outro. 


A vocação imobiliária daquele terreno falou mais alto ao ponto de remover um edifício existente.


“Você está no negócio dos imóveis”

Esse é o poder do Geomarketing para o mercado imobiliário. 


O ótimo filme Fome de Poder, conta a história da rede McDonald 's, mas tem uma lição importante para o segmento imobiliário, que é quando o Ray Kroc se dá conta de que não está no negócio dos hambúrgueres, mas das localizações

Se até uma empresa de alimentação está no negócio das localizações, imagine uma construtora e incorporadora.


O Brasil é um país grande e jovem, com muito espaço para crescer.

Com isso, a maior parte das empresas pensa mais em termos de como usar terrenos de estacionamentos, galpões do que em demolição.

Seja um espaço livre ou já ocupado por um edifício a perspectiva é a mesma, pensar sempre no que aquele espaço pede, sua vocação.


Estudos típicos do mercado imobiliário:

Formação de Landbank, seleção e aquisição de terrenos.

A vocação imobiliária não precisa ser imediata, quando se trata de bens imóveis, o essencial é olhar para as tendências. 

Concorrência, que está sendo lançado e vendendo melho;  

Marketing Direto, campanhas voltadas apenas para potenciais compradores. Recortes de Renda Familiar são importantes, assim como momentos da vida, idade e composição familiar (jovens, jovens adultos, casais sem e com filhos).


Embora as ferramentas de Geomarketing tenham muito espaço para melhorias nesse sentido, já são uma boa maneira de estruturar análises de vocação imobiliária. 

Com a Mapfry você pode personalizar vistas e exportar suas análises de mercado para investidores, parceiros e clientes, aumentando o impacto de seus projetos. 

Crie sua conta gratuitamente.