Equipe Mapfry
em
Aug 11, 2021
Nasce uma empresa

Em tempos de startups e micro celebridades surgem estrelas e empresas com grande facilidade.

Em meio a essa miríade de possibilidades cada um separa de si o que tem de mais especial. Conheça a Mapfry, uma nova empresa de Geomarketing.

As localizações são determinantes para diversas outras escolhas que fazemos. Elas agem sem que possamos nos dar conta das tantas vezes em que definem nossas priorizações, ainda assim sabemos muito pouco sobre elas.

O que define o perfil de uma localização?

O perfil de quem vive ali é tema que pode ser tão forte a ponto de os moradores adotarem apelidos da região onde vivem ou circulam.

Ao final de 2019 a Vejinha publicou uma matéria sobre o perfil de quem trabalha na região da Faria Lima, apelidando-os de Faria Limers. A matéria foi um sucesso pela forma como descreveu os hábitos e valores únicos deste público.

Faria Limers: como é o jeito de viver de quem trabalha no “condado”

Logo na sequência o Portal Universa publicou um belo artigo, da autoria de Marcos Candido, sobre o perfil predominante de quem vive na região da República, Santa Cecília e Vila Buarque, bem humoradamente os chamando de Santa Ceciliers, como contraponto ao público descrito pela Vejinha.

Moradores psicanalizados e boêmios/Minha samambaia, minha vida

Elementos que caracterizam o jeito de viver de um Santa Cecilier. Plantas, gatos, cerveja litrão como gestos de afirmação.

A matéria cita a tese de mestrado de Maurício de Alcântara, que cobre os processos de mudança vividos pela região da Vila Buarque.

Inclusive com acesso a um mapa de pontos de referência para o novo público que vem adotando o bairro:

https://maphub.net/markurgh/Bairro-de-Vila-Buarque

De lado a lado surgem questões a respeito da gentrificação, processo de ocupação de uma região por pessoas de maior renda que acabam por expulsar os moradores originais.

O que faz a Mapfry em meio a tudo isso?

As regiões têm perfis e eles mudam com o tempo.

Nós construímos bases de dados que permitem interpretar esses movimentos.

Com isso liberamos analistas de esforços ligados ao mapeamento de fenômenos, podendo assim dar maior ênfase aos desdobramentos que essas mudanças de perfis trazem e às oportunidades que criam.

Começa nossa história.