João Caetano
em
May 18, 2023
Nem tudo é o que parece

Esse é o terceiro capítulo da série de conteúdos dedicados ao mapa da cólera, criado pelo Dr. John Snow por ocasião de um surto epidemiológico que levou centenas de pessoas à morte no intervalo de uma semana em 1854 na região do Soho em Londres. O capítulo anterior foi As mortes no Soho.

Crime Scene Investigation

Assim como nas séries policiais, a dupla Dr. Snow e Reverendo Whitehead tentava refazer os passos das pessoas que tinham sido vítimas do surto como forma de entender o que aconteceu.

Ainda que seu primeiro mapa mostrasse uma concentração, ela não era perfeita.

Constavam mortes de pessoas que viviam em lugares afastados.

Isso reforçava a teoria do miasma e desacreditava os esforços dos dois.

Especialmente em pleno verão, quando os fedores eram ainda mais intensos e enviesavam a percepção de que o mal vinha pelo ar.

A investigação teria que se aprofundar.

Entrevistas com as famílias de pessoas que tinham morrido mostravam algo em comum, essas pessoas circulavam pela região de Broad Street.

Área comercial e industrial da cidade, muita gente tinha assunto a resolver por ali.

Mesmo quem tinha acesso a água em outros lugares procurava beber e levar um pouco da água da Broad St, que era famosa por seu sabor.

Isso até incentivava a produção de bebidas naquela região, com uma cervejaria próxima, a Lion Brewery, cafeterias e pubs.

Uma cafeteria que usava a água da Broad St. como chamariz viu 9 clientes morrerem em 1 dia.

As investigações mostravam que:

  1. Havia uma dispersão geográfica, mas que todas as pessoas de longe tinham alguma relação com a Broad Street
  2. Em dois pontos da área de maior concentração de mortes, havia uma incrível baixa nos índices, eram locais que tinham outra fonte de acesso à água, como a cervejaria Lion e uma hospedaria de pessoas sem teto

Eis que surge o famoso mapa, com ele seria possível demonstrar que a região da Broad St. era um Lugar Central, uma área de concentração de atividades econômicas com poder de atração sobre regiões vizinhas e até distantes.

Relatos apresentados por John Snow davam conta de que a água de outros poços já sofria de desconfiança da população.

Era notável a quantidade de resíduos, algum cheiro e sabor estranho, enquanto a água da Broad St. era tida como de melhor qualidade.

No entanto, análises por microscópios da época não conseguiram identificar a contaminação da água da Broad St.

Esse incomum sucesso da bomba da Broad. St. complicava ainda mais a defesa contra a teoria do miasma.

Como declarou Edmund Parkes da Sociedade de Epidemiologia, alegando que¹:

Tal densidade no centro, com uma distribuição circular que diminui na medida que se afasta do centro é um demonstrativo de que a transmissão pelo ar é a mais provável.

A Broad St. como Lugar Central

As não-mortes em pontos dentro do epicentro eram a contra-prova, se a transmissão fosse pelo ar a contaminação seria proporcional ao restante dos residentes.

The National Library of Scotland

Nas palavras do próprio Dr. Snow citado no livro O Mapa Fantasma de Steven Johnson.

O experimento desenrolava-se na maior escala possível. Não menos que três centenas de milhares de pessoas de ambos os sexos, de todas as idades e ocupações e de todos os níveis e posições, da mais alta sociedade aos mais pobres, estavam divididas inescapavelmente e muitas vezes inconscientemente em dois grupos; um grupo recebia a água contaminada pelos esgotos de Londres e, junto, o que quer que proviesse das vítimas do cólera; o outro, uma água comprovadamente livre de tais impurezas.

Continua no próximo artigo, A bomba é interditada sob protestos.

-----------------

(1) Could it be that one or more of the Epidemiological Society members made comments along the lines of what Edmund Parkes would write in his review of On the Mode: “On examining a map given by Dr. Snow, it would clearly appear that the centre of the outburst was a spot in Broad-street, close to which is the accused pump; and that cases were scattered all round this nearly in a circle, becoming less numerous as the exterior of the circle is approached. This certainly looks more like the effect of an atmospheric cause than any other.