Equipe Mapfry
em
Feb 26, 2024
Vantagens competitivas no mercado de consumo

Muito antes do Geomarketing, milhares de anos atrás, ainda na Grécia antiga, havia um templo voltado ao deus Apolo que ficava na cidade de Delfos. 

Lá havia uma profetisa capaz de prever o destino das pessoas

Por esta razão, pessoas de todas as origens e classes sociais a procuravam quando tinham dilemas ou preocupações.

Neste templo estava inscrita a frase:

 Conheça a ti mesmo

Uma compreensão profunda de si mesmo ajuda na tomada de decisões mais conscientes e alinhadas com os valores pessoais, contribuindo para uma vida mais autêntica e satisfatória.

Séculos depois, empresas e profissionais buscam o autoconhecimento como medida para estratégias mais alinhadas com os desejos dos consumidores e, consequentemente, mais lucrativas.

Esse é o maior benefício que o Geomarketing oferece às empresas que sabem usá-lo, o conhecimento sobre seus públicos e sobre seu verdadeiro papel nos territórios de atuação

Voltando à Grécia antiga, é  interessante notar que foi a profetisa do templo de Apolo em Delfos que deu início à tragédia Édipo Rei.

 Ao alertar o Rei de Tebas, Laio, de que seu filho, ainda criança, quando adulto, o mataria e se casaria com sua esposa, ela desencadeia a sequência de atos que leva à concretização de sua profecia.

Em determinada parte da história, Édipo se vê diante de uma esfinge que bloqueia a entrada da cidade e impõe um enigma com a condição:

Decifra-me ou te devoro

Novamente, séculos depois, vemos que esta também é uma verdade que se mantém, quando observamos as empresas que falham em compreender seus clientes sendo devoradas por seus concorrentes.