Equipe Mapfry
em
Feb 9, 2024
Juventudes Potentes

O Juventudes Potentes, projeto que promove a inclusão produtiva de jovens na cidade de São Paulo, renova a parceria com a Mapfry

Com a nova colaboração para 2024, o movimento utilizará a maior plataforma de Geomarketing para identificar áreas com alta concentração de jovens que possam se beneficiar de seus programas de inclusão produtiva.

Fundado em 2020, o Juventudes Potentes atua em parceria com mais de 80 instituições para capacitá-las no desenvolvimento de jovens em vulnerabilidade social.

Por estar presente em outros países, como Colômbia, África do Sul e Índia, a iniciativa utiliza a ciência de dados para identificar áreas onde pode fazer a diferença, e a parceria com a Mapfry é essencial para que essas organizações possam entender e mapear seu território de atuação com mais facilidade.

A nossa plataforma garante uma visão mais estratégica para que entidades como essa elaborem seus projetos, porque ela é capaz de reunir todas as características sociodemograficas de cada região.

Distribuição de idade, renda, fluxo de pessoas, tipos de comércios e origem dos jovens são alguns exemplos de dados presentes na Mapfry e que podem ser aproveitados para novos movimentos.

Desde 2023, o Juventudes Potentes e a Mapfry se unem para criar projetos com excelentes resultados.

Um exemplo é a avaliação territorial da região onde está localizada a Associação Obra do Berço, na Vila Andrade, em São Paulo.

Por meio da plataforma, o Juventudes Potentes teve acesso a informações valiosas sobre a região e, com esses insights, desenhou projetos que envolviam agentes econômicos locais, como empresas e comércios.

As ações também contam com a participação do Fabio Inoue da Geoinsight, que articula os dados contribuindo na construção de caminhos concretos para o futuro de uma juventude que, nos últimos anos, ficou cada vez mais refém das ruas de São Paulo.

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é o segundo país com a maior proporção de jovens que não estudam ou trabalham (36%), ficando atrás apenas da África do Sul.

Apenas em São Paulo, a prefeitura revelou que existem mais de 3,7 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na cidade, um aumento de, aproximadamente, 105,56% entre 2017 e 2022.

Por isso, Nilton Clécio, coordenador de território do Juventudes Potentes, também expressa a sua satisfação em ter acesso às pesquisas da Mapfry para estudar a reversão dessas estatísticas.

Essa parceria nos permite criar estratégias congruentes para as demandas de cada população, seja apenas em um bairro ou em uma cidade inteira.
Neste ano, o objetivo com a Mapfry é identificar novas comunidades com jovens em situação de vulnerabilidade e direcionar nossos esforços de forma mais eficiente, buscando recursos que possam impactar positivamente suas vidas.