Equipe Mapfry
em
Jul 15, 2023
O aluguel é o novo CAC

Não faz muito que estávamos discutindo o “novo normal” em que as compras online eram predominantes.

Teve gente que chamou essa fase de Apocalipse do Varejo


Agora que voltamos ao velho normal, uma mudança vem ficando cada vez mais evidente.


O custo de aquisição de clientes para venda online está altíssimo sem perspectiva de baixa. 


As redes de varejo físico aceleraram sua presença online e praticamente todas possuem alguma operação de e-commerce.


Foi-se o tempo da Netshoes vendendo pela internet enquanto a Centauro ficava com as vendas em lojas físicas.


Hoje a Magalu opera a Netshoes e a Centauro cuida das vendas da Nike e todo mundo compete pelo interesse de compra online, disparando os custos de aquisição.


Não existe ponto de venda na internet


A visibilidade tem que ser comprada todos os dias.


Investimento pesado em marketing digital claro que faz diferença no curto prazo, mas faz com que as empresas fiquem muito parecidas, os discursos se repetem.
E no longo prazo, quem se diferencia?

Rony Rodrigues da agência MGNT


A construção de marcas e estratégias de branding é uma opção.


Outra é partir para a operação de lojas físicas em regiões de alto fluxo de público qualificado.

 

Esse é o caminho que estão fazendo as redes nascidas no mundo digital.


Estudos mostram que consumidores mais maduros preferem comprar em lojas físicas, bem quando o Censo 22 aponta um aumento da idade média da população brasileira.

CAPEX x OPEX


Enquanto o investimento numa loja física pode ser alto no início, com a reforma do ponto, os acabamentos e equipamentos de venda, esse custo se dilui no tempo. 


Já as operações online podem ser iniciadas a partir de um galpão escondido, sua presença online terá que ser continuamente reforçada por times de design e mídias sociais, investimento em tráfego, patrocínio de influenciadores, disparos de email. 

E há ainda mais um desafio, a compra online é altamente comparativa e guiada por preço, custo de frete e tempo de entrega.


Não dá pra esconder demais o galpão e a margem de lucro estará sempre pressionada por descontos.


A experiência e experimentação da loja física, unidas à disponibilidade imediata dos produtos diminuem a sensibilidade dos consumidores ao preço mais alto. 


Quando tais fatores são colocados na mesma base comparativa, o custo de venda da loja física é menor e mais sustentável no tempo, dado que é menos suscetível à volatilidade dos leilões de tráfego online. 


E ainda existem indicadores que apontam para mais vendas online onde existem lojas físicas, dado que as localizações funcionam como outdoors da marca. 


Sinal dos tempos

Se antes as redes de varejo físico eram consideradas ultrapassadas por não operarem na internet, agora os varejistas online buscam a presença física como meio de sobrevivência. 


Na prática, essas fronteiras estão fluídas e é preciso ter uma visão integrada das possibilidades que cada ambiente oferece. 


Conheça o desafio Young Geomarketers do Watch promovido em conjunto com a Hypr e trabalhe com as mais avançadas tecnologias de marketing digital voltadas para o offline.