Equipe Mapfry
em
May 23, 2023
Siga a Renda

O famoso slogan da rede de supermercados Pão de Açúcar prometia bons momentos para quem pode pagar, em média, 15% mais caro.

"Lugar de gente feliz"

Após apresentar prejuízo no primeiro trimestre de 2023 a rede intensificou seu movimento de volta aos públicos A e B.

Essa gente feliz tem menos sensibilidade aos preços praticados pela rede e, nas faixas mais altas, até preferência por comprar em lugares ainda mais caros, como a rede St. Marché ou na Casa Santa Luzia.

Diante de uma crise no consumo, cada um corre para o que considera seu abrigo, seja voltando às classes mais baixas, como a Riachuelo, que fechou a loja da Oscar Freire, a Renner que está fechando lojas da Camicado, ou o GPA reconectando com o alto padrão, como  declara seu CEO, Marcelo Pimentel.

O executivo liderou o movimento upscale nas Lojas Marisa e promete fazer o mesmo com o Pão:

Pão de Açúcar vai voltar a ser supermercado premium

Dados de Renda Familiar em Curitiba

As localizações das lojas favorecem esse movimento, sendo que a parceria entre Abílio Diniz e Carlos Alberto China foi um dos maiores cases de Geomarketing no Brasil, assegurando pontos estratégicos nos principais centros urbanos.

A estratégia de uma marca, como no caso de sucesso do Pão de Açúcar, quando parte de uma visão clara de Produto, Preço e Promoção, resulta em localizações que dão suporte a esse posicionamento premium.

Assim foram selecionadas localizações em regiões com o perfil de público A e B, muitos desses lugares se qualificaram e hoje são essencialmente A.

O acerto na escolha das localizações é porto seguro para onde a rede poderá voltar de sua experiência malsucedida com outros públicos.

Em todos os casos, estas e outras redes estão procurando proximidade com seus públicos-alvo, quase que um "Oi sumido" em tempos de crise.

É assim no Brasil, foi assim nos Estados Unidos quando a Amazon adquiriu por 13.7 bilhões de dólares a rede de supermercados de alto padrão Whole Foods em 2017.

O inusitado movimento de uma rede de ecommerce para o negócio de produtos frescos e perecíveis tinha entre suas principais motivações:

  • Lojas em áreas de alta renda
  • A Whole Foods é mais parecida com um hortifruti, vendendo produtos frescos, do que um mercado clássico, que vende mais produtos industrializados
  • Produtos frescos são bem mais caros do que os industrializados
  • Itens FLV (frutas, legumes e verduras) são comprados frequentemente e escolhidos na hora
  • Amazon pode usar para as lojas para modalidade compre e venha buscar ou como posto avançado para entregas rápidas
  • Dados da histórico de compras de consumidores de alta renda
  • Centenas de produtos da marca própria que é super bem reconhecida

Para que essas movimentações sejam certeiras, é preciso se guiar por mapas que apontem o caminho até os consumidores.