João Caetano
em
Mar 31, 2022
A indústria e o varejo numa nova estação

Pense pequeno

Como uma tendência toma forma e o quanto a música Pegue Pra Ela foi premonitória de um movimento.

Essa nave já vai partir
E carrega uma multidão

Pegue Pra Ela – Criolo

Volte um instante ao primeiro artigo dessa série, Uma nave que já vai partir, e repare em quando mencionamos que a indústria procurava por comércios em zonas quentes, áreas com alta concentração de pessoas com o perfil de consumo de seus produtos.

Agora vá ao segundo artigo dessa série, Delivery não dá ré, e perceba que agora as indústrias abrem seus próprios pontos de venda nessas zonas quentes.

A impressão que fica é que toda essa revolução no varejo está limitada às áreas de alta demanda e que o restante desse imenso Brasil continuará sendo atendido por mercadinhos, como sempre foi.

De certo a revolução não vai parar nos bairros nobres, mas não será em seu formato atual que vai chegar às periferias.

O próprio Rappi, quando alega estar indo para cidades menores, aponta Ribeirão Preto e Londrina como alvos, falta muito ainda para a estrutura atual chegar às massas.  

Para apontar o caminho que a revolução pode tomar vamos recorrer à matriz desenvolvida pela professora Carlota Prerez, que explica os estágios dos ciclos de revoluções tecnológicas.

https://www.researchgate.net/figure/Figura-1-Sequencia-recorrente-na-relacao-entre-o-capital-financeiro-e-o-capital-produtivo_fig1_316831996

Períodos de instalação e maturidade tecnológica

Uma nova infraestrutura permite que os negócios sejam conduzidos de novas formas, como o conjunto de recursos que deu origem à revolução atual:  

  • Celulares com GPS
  • Internet móvel rápida
  • Cartões de crédito acessíveis
  • Fechamento de lojas físicas durante a pandemia.

Essa aceleração tecnológica atrai o interesse do capital, que busca consolidar os líderes desse novo cenário, levando a um frenesi.

Com a diversidade de apps de entrega disputando um mercado limitado, investidores estimulam a queima de caixa para a rápida formação de uma base usuários ativos e escalabilidade operacional.

The winner takes it all.

A infraestrutura anterior cai em desinteresse, a exemplo a crise atual dos shoppings centers.

Os formatos de Micro Fulfillment Centers das redes de varejo e as lojas de fábrica em bairros estão em fase de consolidação, que é quando as boas práticas já estão estabelecidas e as expectativas de retorno mais confiáveis.

Entre a instalação e a maturidade ocorre um “intervalo de acomodação”, período em que a busca por crescimento com queima de caixa deixa de ser prioridade e o foco passa para as empresas com atuação coerente, aquelas que geram caixa.

Essa acomodação também é conhecida como “estouro da bolha”, quando muitas empresas declaram falência ou são incorporadas pelas remanescentes.

Um novo cenário de irrupção tecnológica

Enquanto as tendências descritas até aqui se consolidam, uma nova infraestrutura começa a tomar forma.

Seus aspectos são:

  • Crise da economia formal
  • Desemprego
  • Internet 5G
  • Nova Lei de Franquias

Mais pessoas terão que buscar atividades remuneradas, sem que o emprego formal seja uma opção.

A internet chega aos domicílios das classes C, D, E por celulares, poucos possuem computadores. A internet 5G levará velocidade para estes aparelhos.

A nova Lei de Franquias, entre outras atualizações, consolidou que o contrato de franquia não estabelece vínculo empregatício, nem relação de consumo.

Fazendo da franquia o instrumento ideal para a formação de redes de negócios.

A super fragmentação do delivery

Da forma como as coisas estão se organizando, podemos imaginar um mundo em que vamos fazer compras online com entregas super rápidas vindas de algum super app com suas Dark Stores ou de uma loja-armazém perto de nós.

Essa visão de mundo separa os ofertantes dos consumidores, ao imaginar empresas grandes, consolidadas em sua capacidade de entrega, tendo força de negociação com as indústrias por conta de seu porte dominante.

De outro lado os consumidores, reféns dos apps que venceram a briga, caçando descontos entre os diversos cupons que o app líder oferece.  

Mas existe um outro cenário no qual os consumidores assumem o protagonismo e ele está mais presente do que você imagina.

Observe algum bairro mais pobre e você verá dezenas vendas, mercadinhos, biroscas, depósitos de água e gás, borracharias, verá o quanto o brasileiro é empreendedor.

Quanto mais pobre, mais empreendimentos.

Décadas de abandono governamental ensinaram que é cada um por si.

Na medida em que a renda aumenta, encontramos comércios mais consolidados dominando uma região. Nestes lugares é caro entrar na disputa, então apenas as grandes redes têm força para competir pelo potencial de mercado.

O mundo mudando

Se antes nós tínhamos que ir ao mercado comprar bebidas, carnes para o churrasco, material de limpeza, artigos de festa e itens de última hora, tudo isso poderá ser pedido via delivery super rápido, mesmo em regiões periféricas.

Sabe como?

Seu vizinho vai te entregar.

Isso aí, seu vizinho entrou para uma franquia de entrega de bebidas, ele adaptou um cômodo da casa como câmara frigorífica e agora tem direito ao território de entregas que compreende seu bairro.

Como ser parceiro da Ambev

  • Para ser um distribuidor Zé Delivery é preciso ter mais de 18 anos, ter um espaço físico e um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo.
  • Eles não comentam, mas é importante ter disposição para ficar acordado até bem tarde.
  • O aplicativo não aceita mais que um distribuidor por região, isso possibilita que você domine a sua área de atuação e tenha um retorno justo sobre os seus investimentos (geralmente é um estabelecimento a cada 5 km).

Moura Fácil

A bateria do carro pifou, olha outro vizinho aparecendo na jogada, esse entrou para um sistema de venda, entrega rápida e instalação de baterias automotivas do Grupo Moura.

OMO Lavanderia

Uma vizinha sua virou parceira da Unilever e agora tem uma lavanderia especializada.

Conclusão desta série

Na prática, a indústria não precisará mais ficar procurando comércios onde seus produtos possam ser vendidos.

Dedicando enorme esforço na geração de listas de leads para serem abordados pelos times comerciais e ativados pelo pessoal do Trade Marketing.

As indústrias poderão procurar mercados onde exista potencial, ou seja, concentração de pessoas com o perfil de consumo, e nesses lugares estabelecer uma relação com um parceiro local sob um contrato de franquia.

O comércio deixa de ser o único ponto de reprodução das indústrias.

Eis a revolução.


Pegue pra Ela, música inspiradora dessa série de artigos foi lançada no álbum Convoque seu Buda, de 2014.

------------

Artigo publicado originalmente no Update or Die!